Praias



Rasa

Rasa é uma das muitas longas praias de Búzios. Até mesmo os moradores mais antigos não estão certos quanto ao local onde, oficialmente, ela começa e onde, oficialmente, ela termina (se é que, oficialmente, ela começa e termina em qualquer lugar). O nome Rasa é usado popularmente para se referir a toda a praia que se vê a partir do momento que se chega pela estrada do Rio, até a Marina e até mesmo continuando por um trecho além do canal da Marina na direção do centro da cidade. O comprimento desta praia e o relativo abandono convidam a uma boa caminhada, tendo em conta que a designação Rasa é extremamente imprecisa, algumas pessoas podem se deparar com pequenas sub-praias, das quais a Praia da Gorda é um dos grandes tesouros pouco conhecidos de Búzios. Idealmente se alcança a Praia da Gorda na maré baixa,a partir de um afloramento de rocha atrás da pequena comunidade de pescadores.As pessoas verão um punhado de residentes durante todo o ano de nacionalidades diversas. Selvagem e linda! Um enorme condomínio ia ser construído logo atrás desta praia incrível. Mas havia um grande clamor. O condomínio destruiria tudo, e pelo menos por agora a sabedoria prevaleceu e o condomínio foi embargado.

Praia Rasa



Manguinhos
Manguinhos é uma das mais longas praias de Búzios, com uma extremidade na Marina e a outra extremidade na Ponta da Sapata, de modo que quase se encosta Praia da Tartaruga. Mas, mesmo que haja um bom número de pousadas à beira da praia ou a pouca distância dela, assim como mansões, casas particulares e condomínios, Manguinhos nunca foi o tipo de praia em que um grande número de visitantes estendem uma toalha para se aquecer ao sol e, em seguida, levantam-se para um mergulho no oceano.  Nunca desenvolveu-se ali uma cultura de serviços de praia. Há razões para isso. Embora haja uma boa faixa de areia próximo a Marina, a superfície da praia, no bairro do cais municipal em frente ao Porto da Barra e do mercado dos pescadores é argiloso e na maré alta tende a obliterar a praia totalmente. O desenvolvimento residencial imediatamente atrás da praia deixa pouco espaço para a barraca de praia. No trecho de praia a direita do cais alguns visitantes olham, provavelmente, como um ar de terra-de-ninguém.  Manguinhos é usado para outras finalidades.  Graças ao seu comprimento, Manguinhos é também uma das grandes praias de Búzios para se fazer caminhadas. Se você for às dez da manhã ou quatro horas da tarde, mesmo na alta temporada, pode se surpreender com o quanto a praia pode ser só sua. É um dos locais mais tranqüilos da cidade.  Em Manguinhos não há serviços extravagantes como em outros lugares de Búzios, onde se pode aproveitar sem sequer se levantar da sua cadeira de praia, mas há o  Porto da Barra. Este complexo adjacente ao mercado dos pescadores, por trás do cais municipal, abriga a matriz mais elaborada de restaurantes e bares do que em qualquer lugar em Búzios, excetuando a área da Rua das Pedras. Mais serviços estão disponíveis um pouco mais longe da praia, em um centro comercial chamado Aldeia da Praia. De fato a principal avenida de Búzios, a Avenida José Bento Ribeiro Dantas, com serviços que vão desde padarias, supermercados, farmácias e lojas de hardware, nunca ficam mais distantes da Praia de Manguinhos que uma caminhada de três ou quatro minutos
Praia de Manguinhos

Manguinhos

Tartaruga


Como é possível para Búzios ter tantas praias, todas elas tão diferentes uma das outras, e todas elas tão lindas? Tartaruga é interessante porque é bem no meio da cidade. Você pode chegar a ela a partir do centro, se desligando da via principal, a Avenida José Bento Ribeiro Dantas, pouco antes de chegar ao ponto onde o comércio mais intenso da cidade começa. Você passa por alguns pequenos bares e restaurantes. Talvez você passe uma loja ou duas que vendem redes e apetrechos de praia. Virando a direita numa estrada de terra batida anda de carro quatro ou cinco minutos, ou a pé, 15 minutos no máximo (a distância é apenas pouco mais de um 1 km). E então, de repente, Tartaruga abre-se na sua frente. Há uma pequena pousada logo atrás da praia. Há guarda-sóis em todos os lugares. Pode haver escunas ao largo da costa. Tartaruga é parada absolutamente obrigatória para as excursões de escuna que partem do cais no final da Rua das Pedras. Também pode haver uma banana boate ou duas.
A praia em si tem cerca de um 1 km ao longo de uma curva de meia-lua entre a Ponta da Cruz na direita e a Ponta da Sapata à esquerda. As águas são calmas, quentes e deslumbrantemente azuis esverdeadas. A frente, no horizonte avista-se a Ilha Feia. Em direção ao meio da praia, existe um grande afloramento de pedra que se estende a uma boa distância mar adentro. Na maré alta, ele desaparece. Na maré baixa, ele volta, e as pessoas gostam de ali caminhar.
Atrás da praia, as elevações são cobertas por um verde luxuriante. Em outros lugares, em Búzios, haverá freqüentemente pousadas e casas atrás da praia. Aqui não há nada, só a natureza verdejante. E talvez o que faz Tartaruga tão especial é o alto nível de serviços disponíveis direto na praia, em um cenário que parece estar longe da civilização, mas, no entanto, está no meio da cidade. A trilha no final esquerdo da praia leva através da floresta a Praia de Manguinhos.  O nome Praia da Tartaruga, a propósito, é por causa das Várias espécies que utilizam esta praia para colocar seus ovos e com sorte, é possível vê-las.

Praia Da Tartaruga


Geribá
Geribá é uma das mais famosas praias de Búzios. É a mais freqüentada praia da cidade e point preferido de jovens, surfistas, gente bonita e famosa, Seu mar oceânico azul esverdeado tem diversas nuances, no canto esquerdo, próximo da praia da Ferradurinha, com águas mais calmas, é ideal para toda a família. O centro e o canto direito, mais agitado, é preferido pelos surfistas com a sua ondulação propicia para este esporte A praia possui cerca de 2 km de extensão onde se pode encontrar muitas casas de veraneio e pousadas. Cercada por rochas e lindas casas encravadas entre as pedras.  O burburinho se concentra em frente ao Fishbone Café, no canto direito, com bar, restaurante, pizzaria, fish grill e lounge onde a música eletrônica rola solta nos feriados e no verão, especialmente no fim de tarde. Os inúmeros bares e quiosques costumam ficar lotados durante toda a alta temporada. A praia possui muitos bares bem badalados e o clima é de festa. Sua infra estrutura é perfeita para curtir um dia inteiro de praia. E as melhores opções passam pelos petiscos e quitutes de peixe ou frutos do mar, acompanhados por uma boa caipirinha.  Para chegar na praia existem duas opções mais obvias, uma , em Manguinhos, junto ao Posto BR e aos supermercados Princesa e Só Ofertas, a outra opção é a entrada no Trevo da Barbuda. Geribá é uma palmeira alta e elegante comum na nativa Mata Atlântica, por isso a origem do nome Jerivá.


Praia de Geribá

Ferradura

A Praia da Ferradura é um dos principais pontos turísticos de Búzios. Está localizada no bairro mais nobre de Búzios e é freqüentada por famílias que procuram uma praia de águas tranqüilas e areias brancas. É uma praia muito bem freqüentada e conta com alguns quiosques que proporcionam petiscos e quitutes deliciosos para serem saboreado apreciando a magnífica vista durante um tradicional dia de praia. Esta baía de águas calmas é uma das preferidas dos adeptos de atividades náuticas. Seus extremos se moldam em formato de ferradura e as suas rochas se estendem até o mar, criando um estreito canal na entrada chamado Saco da Ferradura. As suas águas são calmas e o seu areal extenso. É protegida de ventos e correntes marítimas. No canto esquerdo a praia oferece também uma infra estrutura de quiosques baseados numa oferta de frutos do mar e peixes clássicos, bebidas, petiscos, cadeiras e guarda-sóis. Ainda no canto esquerdo está acessível ao público o Insólito Beach Louge, o bar e restaurante de praia de um dos mais luxuosos hotéis de Búzios. O hotel oferece também um cardápio de cozinha internacional que visa o desfrute das emoções da praia. Entre a vegetação e as pedras, existem massagistas que o deixarão em total estado de relaxamento. Já o canto direito é mais tranqüilo e contornado por mansões à beira-mar. Caminhando-se nessa direção, chega-se a uma pequena praia. Ali o visitante nunca sofre com aquele trânsito congestionado do verão de Búzios


Praia da Ferradura
Amores
Localizada entre as praias de Manguinhos e Virgem, em meio à densa vegetação surge um dos paraísos dos finais de tarde em Búzios. Sua enseada de águas calmas e quentes, repleta de pedras multicoloridas e vegetação selvagem, propicia um clima de aventura. Com cenário exuberante é parada obrigatória de todos os passeios de escunas. Seu ponto alto é o visual e a tranqüilidade, perfeitos para apreciar a beleza do mar e um final de tarde maravilhoso. A Praia dos Amores possui este nome por ter sido sítio de desova para três espécies diferentes de quelônios. Tartaruga de Pente, Tartaruga Marinha e a outra sem batismo popular. No canto esquerdo, há uma trilha por entre a mata que segue para a Ponta da Sapata. Pequena, selvagem e com mar calmo, é indicada para quem busca um cenário tranqüilo e relaxante. O acesso é feito pelo costão esquerdo da praia do Canto. Uma trilha leva a um mirante que tem como vista a praias dos Amores e da Armação.

Praia dos Amores

Lagoinha
A Ponta da Lagoinha é um dos principais pontos turísticos de Búzios com uma linda vista da praia do Forno e das ilhas Ancora, Gravatás e Ilhote, sendo parada obrigatória nos passeios pela península. Uma teoria defende que da Ponta da Lagoinha se descolou a banda sul da África no grande deslocamento de placas tectônicas que teria dado origem aos continentes. Admirar a lua cheia nascendo no mar da Ponta da Lagoinha é um programa imperdível e faz deste local um lugar mágico. Segundo os esotéricos, é um Aleph (portal de energia), pois agrega as forças da natureza de uma forma harmoniosa e energética. Subindo os rochedos que rodeiam a praia o visitante encontra um lindo panorama. Pode apreciar as ondas quebrando nas pedras, formando cenários magníficos. Caetano Veloso fez um show no lugar que afirma ter sido o melhor de sua carreira, o visitante tende a concordar com o cantor que aquela formação rochosa é um "ponto energético" que se estende sobre a paisagem como um anfiteatro natural.Não pode ser aproveitada o ano inteiro pois durante os períodos de maior vento se torna inexplorável. A Lua desponta entre as montanhas que circundam a Lagoinha, transformando tudo em um deslumbrante cenário romântico. Com característica inóspita e singular, este lugar parece ter sido esculpido pelos Deuses. Sua lagoa formada naturalmente pelo trabalho do mar, somado a imensa quantidade de cactos  transpiram energia.


Ponta da Lagoinha




Canto

Canto é uma praia bastante estreita cujo final é no cais do centro. De lá, a praia corre por detrás dos restaurantes e lojas das Rua das Pedras e por trás das casas e mansões de uma rua residencial tranqüila que se inicia na Rua das Pedras. A praia dá uma parada brusca em uma pilha de pedras na beira de uma área de proteção ambiental. Para a natação e banhos de Sol, a praia não é muito utilizada, exceto pelos locais, que são geralmente pessoas hospedadas nas proximidades nas muitas pequenas pousadas do centro. Mais além, onde a reserva de proteção ambiental começa, as águas são claras, calmas, limpas e quentes, e trilhas dão acesso a duas praias pequenas menos conhecidas, Amores e Virgens. Quer chegar Amores e Virgens de outra maneira? Você tem que encontrar um barco. Ou nadar. Canto contribui para uma boa caminhada de 15 minutos ao pôr ou nascer do Sol, mas, se não quiser areia entre os dedos, você pode ter o visual da praia do cais, a partir do deck atrás da discoteca Pacha ou das janelas na parte de trás de qualquer loja da Rua das Pedras.















Armação


Aqui em Búzios, Praia da Armação, se você ainda quiser chamá-la de praia é mais uma visão agradável ao longo dum passeio marítimo, a pé ou de carro pela Orla Bardot do que como um espaço onde alguém iria querer estender uma toalha e se bronzear ao Sol. Praia da Armação, contínua a Praia do Canto, estende-se a partir do cais na beira da Rua das Pedras até outro píer mais ambicioso, pouco antes do início da praia dos Ossos. O comprimento da avenida um pouco acima da praia é feito em 10 ou 15 minutos. A praia em si é estreita, mesmo na maré baixa. Na maré alta, quando a maior parte da praia desaparece, as ondas batem contra o muro de contenção e, por vezes, um pouco de spray encontra o seu caminho ao longo da parede de retenção para molhar os tornozelos dos pedestres. A Praia da Armação, mesmo não sendo ótima para banhos de sol, nadar ou praticar desportos aquaticos, é a resposta de Búzios para promenade de
Anglais, em Nice, mas na verdade é muito, muito mais agradável. Alguns dos melhores restaurantes, bares e lojas da cidade estão do lado da rua em frente a praia e ao passeio, e alguns dos melhores alojamentos da cidade situam-se logo acima desses comércios. Olhando em direção ao mar, você pode assistir os pescadores que trabalham em seus barcos, crianças de famílias locais brincando na água ou mergulhando de barcos ancorados e, por baixo do cais do centro, onde um pouco de areia geralmente resta mesmo na mais alta das marés, os escultores de areia, muitas vezes argentinos, criando castelos ou sereias realistas. É aqui no passeio que os visitantes ficam na fila para fotografar outro alguém junto da estátua de bronze de Brigitte Bardot feita por Christina Motta. Vale fotografar também a escultura do presidente brasileiro Juscelino Kubitschek (foi ele quem construiu Brasília e deu início à indústria automobilística brasileira e ali costumava veranear). Também não perca a escultura monumental, talvez ecoando Rodin um pouquinho, dentro do mar, de três pescadores lançando as redes. Além dos muitos barcos de pesca, há táxis aquáticos estacionados ao largo da praia do píer do centro, e na alta temporada, de novembro a abril, freqüentemente haverá um ou dois grandes navios de cruzeiro ancorados atrás da pitoresca Ilha do Caboclo. Ilha Feia, ao longe, completa a cena. Para aqueles que querem apenas sentar e contemplar tudo isso, há uma abundância de bancos.

Praia Da Armação

Ossos

Algumas pessoas aqui em Búzios acreditam que os Ossos tem em referência aos restos de baleia que costumavam ser deixados sob o sol quando Búzios ainda era um centro de caça às baleias. Outros atribuem o nome para os ossos dos mortos, em sua maioria aliados nativos e mandatários na luta para determinar se esta parte do mundo pertencia, finalmente, ao português ou o francês. A praia, em qualquer caso, é relativamente curta. você pode caminhar por ela de ponta a ponta em poucos minutos. E o cenário dá a sensação, incomum para Búzios, de uma pequena cidade provincial, abençoada pelo Sol de 100 anos atrás. Há amendoeiras. Há jardins. As casas à beira-mar, escondidas atrás de muros altos, como em outras partes da cidade, tem, com poucas exceções, o olhar modesto do que os pescadores costumavam construir para si. (Só não se engane em pensar que são baratas!). O Yacht Club de Búzios fica ao virar da curva a partir do canto esquerdo da praia ao lado da pequena Igreja de Sant’Anna do século 17, caiada de branco, que hoje é utilizada principalmente para casamentos e como pano de fundo para fotos de moda Atrás da igreja há um pequeno cemitério. Ossos é um dos lugares onde Búzios teve o seu início. A Praia dos Ossos está localizada logo atrás da Praça dos Ossos em um bairro denso, com pousadas e outros alojamentos. A caminhada a partir da Rua das Pedras demora em média 20 minutos, e da Praça dos Ossos para a entrada de Praia de João Fernandes não deve levar mais do que outros 15 minutos. Para os visitantes com carros, há estacionamento na Praça dos Ossos em si e em outras ruas próximas. Apenas os residentes, no entanto, estão autorizados a conduzir para além da corrente que fecha a rua de entrada da praia.

Praia dos Ossos




Foca


Foca é como um cartão postal de praia. Fica logo na entrada do fiorde, assim como a Praia do Forno fica no final. De pouca de areia, sem serviços e muitas rochas. As rochas próximas a areia formam como ombro grande em uma cabeça estreita e, apesar de se chegar à praia pelas rochas, a abordagem não é exatamente fácil. Esta praia não é para os idosos. Também não é para as crianças propensas a acidentes.  Por ser um local isolado requer cuidados e atenção.
A grande razão para se parar na estrada um pouco acima da Foca é olhar, tirar fotos, contemplar, meditar e sonhar.

Praia da Foca




Forno


O nome desta praia pode ter sido sugerido pelo avermelhado da areia ou então, pela sua localização, na parte inferior de uma entrada estreita que, com suas elevações rochosas impressionantes em ambos os lados. A praia em si é curta, por volta de 50 metros, mas na maré baixa é mais profunda do que muitas outras praias de Búzios. Forno é simplesmente diferente. Há muitas rochas para se subir. Há grutas e piscinas naturais. As águas são calmas e claras, boas para natação e também um bom mergulho. Os barcos de pesca ancoram um pouco além da costa. Eles vêm e vão. Principalmente sardinha que os pescadores estão procurando nestas águas. Você vai ver também, por vezes, os pescadores ocupados com seus equipamentos na própria praia. Raramente a praia está lotada. Para uma praia do lado da península de Búzios, Forno tem um verdadeiro olhar especial para quem quer sair do lugar comum e talvez até, por vezes, tem a aparência de uma praia que o tempo esqueceu.
Pode ser que a razão para isso seja que, a caminho de centro de Búzios, há muitas outras praias irresistíveis para o visitante escolher ao longo do caminho. Raramente lotada, esta é uma das poucas praias de Búzios, onde há realmente uma abundância de estacionamento gratuito.

Praia do Forno


Brava

O nome Brava pode ter sido dado, porque embora seja embalada dentro de uma entrada quase perfeita em semi-círculo, maior que uma enseada, mas menor que uma baía, também é aberta para o mar aberto. A ação das ondas é geralmente excelente. É por isso que a praia é popular entre os surfistas. Mas há também uma boa pesca por ali e é comum ver muitas vezes pescadores locais em embarcações ao largo do litoral ou com água pelos joelhos a esquerda da faixa de areia pela qual se entra pela primeira vez. Brava pode realmente ser considerada duas praias ou uma praia dividida em duas partes distintas. A praia em direção a qual se desce primeiro geralmente é configurada com uns conjuntos de mesas, cadeiras e guarda-sóis. Subindo nas rochas pela direita, encontra-se um segundo trecho de areia em que os serviços são inexistentes, há menos pessoas, e até mesmo a água é mais calma. As elevações à esquerda da praia com um par de mansões ao alto empoleiradas e a desabitada floresta verde em elevação à direita fazem desta praia exótica e dramática.
Um caminhante determinado pode chegar lá a partir do centro da cidade em meia hora mais ou menos. As estradas estreitas não são fortemente trafegadas mesmo na alta temporada. Dada a ausência de boa sinalização, a certeza de que se está indo na direção certa não é óbvia e se pode ser tentado a dar meia volta Melhor, talvez, a bicicleta, tomar um táxi ou utilizar um carro alugado ou buggry. Mas cabe a você. No entanto, você encontra o caminho para Brava, se você primeiro localizar o posto de gasolina Ipiranga na Estrada da Usina. A abordagem para a Brava é através de um vale entre duas elevações e, embora não haja sempre estacionamento suficiente, há mais vagas do que na maioria das praias Búzios.

Praia da Brava



Olho de Boi

Esta pequenina praia de grande beleza selvagem, onde a areia é branca e o mar é agitado não tem acesso fácil nem infra estrutura. Ali, encontra-se apenas um senhor que vende água e água de coco há 27 anos se no canto esquerdo, o paredão, que recebe a pancada forte das águas do mar que caem em forma de cascata. Olho de Boi é uma semente vermelha muito encontrada nesta praia. Vem daí o nome. Para se chegar é preciso disposição. A caminhada a partir do canto direito da Praia da Brava, subindo e descendo o morro, leva em torno de 30 minutos. E é recomendado ir acompanhado, pois alguns trechos são por entre as pedras o que aumenta o risco de acidentes. Chegando-se a praia, há uma proibição. O uso de roupas na faixa de areia. Sim! É uma praia naturista. Devido ao acesso difícil e isolamento ela se tornou propícia a esta prática, mas ficando-se sobre as pedras ao redor, pode-se ficar vestido

Praia Olho de Boi



Azeda

É uma pequena baia, que mais parece uma grande piscina de águas claras mornas e transparentes e o mar verde limão deu nome a praia. A praia da Azeda fica entre as praias João Fernandes e Azedinha. Existe na praia uma antiga mansão estilo colonial, ponto tradicional de Búzios e uma de suas imagens mais difundidas. Antes chegar a esta praia era um pouco turismo de aventura, mas hoje, chegando-se pela rua de paralelepípedos ao alto, há para se descer uma escada planejada de madeira de 25m, recentemente inaugurada, o que dá mais segurança ao turista. Há também a opção água táxi, que é uma boa alternativa para se fazer um belo passeio na ida ou na volta. Consta como uma das praias mais bonitas do Brasil com seus paredões rochosos e vegetação abundante. Desde que se tornou parte da Área de Proteção Ambiental (APA), os quiosques e bares foram retirados da areia e em seu lugar há adaptações feitas em barcos que servem bebidas, alugam cadeiras e guarda-sóis ou alugam material para mergulho. No verão e feriados convém chegar cedo pois, com o passar do dia, o movimento aumenta e os lugares na areia ficam disputados.

Praia da Azeda



Azedinha

Contígua a Praia da Azeda, cercada por vegetação luxuriante, águas mornas, transparentes e calmas, areia cor de caramelo, emoldurada por formações rochosas, esta praia faz parte da área de proteção ambiental (APA) e compartilha com sua vizinha a mesma beleza que salta aos olhos. A chegada é feita a partir do canto direito da praia da Azeda ou, se preferir um belo passeio via mar, de água táxi que partem do centro de Búzios. A infra estrutura é simples, com carrinhos que podem servir alguns salgados e bebidas ou um ou outro vendedor ambulante No verão e feriados convém chegar cedo pois, com o passar do dia, o movimento aumenta e os lugares na areia ficam disputados ou chegar mais tarde apenas para apreciar o pôr-do-sol.


Praia da Azedinha


João Fernandes

Na Praia de João Fernandes, você poderia facilmente se enganar e pensar que não está no Brasil, mas sim na Argentina ou no Uruguai. Búzios recebe argentinos, assim como os uruguaios e chilenos, da mesma forma que a Jamaica e Cancun recebem norte-americanos ou o sul da Espanha recebe os europeus do Norte.Não é que você não ouça muito espanhol em outras praias de Búzios, mas, por razões de história e de hábito, João Fernandes é o lugar onde os 'hermanos" passaram a se sentir mais em casa em Búzios. É a praia na qual você vai testemunhar com mais freqüência o espetáculo de banhistas que passam portando cuias de mate e reabastecendo-as periodicamente com a água fervente de suas garrafas térmicas, mesmo nos dias mais quentes de verão. Se por acaso você não estiver familiarizado com esse costume um pouco peculiar, João Fernandes é o lugar onde você vai descobrir isso. Há estabelecimentos de restauração e bebidas com cadeiras e mesas e grandes guarda-sóis na própria areia. Os garçons são amigáveis, e têm boa vontade em transportar as caipirinhas, a cerveja, o vinho, ou simplesmente água ou refrigerantes. Você escolhe os salgadinhos ou as refeições completas, de moqueca de peixe a grelhados mistos. João Fernandes é mesmo no coração das coisas em Búzios. Fácil de chegar.

Praia de João Fernandes



João Fernandinho

João Fernandinho é assim chamada porque, embora seja um breve ponto de terra longe da Praia de João Fernandes é também apenas uma fração do seu tamanho. João Fernandes é grande e barulhenta.
João Fernandinho é pequena e muito, muito suave. E, embora seja claramente marcada em todos os mapas, uma enorme quantidade de visitantes parecem nunca encontrar o caminho para lá. Pode ser que, uma vez que chegando ao ponto em que a praia é acessível, se sinta intimidado pelo caminho íngreme que desce até lá e principalmente porque se saiba que acabará por ter de subir de volta. Mas o mais provável é que isto não signifique nada ao lado do prazer de se desfrutar desta linda praia.
João Fernandinho é a última praia antes de se chegar ao final da península de Búzios. Além da Ponta do Criminoso, não há nada além do mar aberto e, muito ao longe, a África. Dizem que a Praia de João Fernandinho foi oferecida a Brigitte Bardot, em gratidão por ela ter trazido Búzios a atenção da Europa e que esta oferta foi feita logo após sua famosa visita à cidade na década de 1960 com o namorado marroquino.


Praia  de João Fernandinho



Tucuns

Suas águas são claras e bastante azuis. Seu mar oceânico azul esverdeado é rodeado por uma areia fina, fofa e rosada, uma delícia para caminhar descalço a beira do mar. Apesar de ser uma linda praia, é pouco freqüentada por estar longe do centro de Búzios e ter um mar bravio, ótimo para surfistas corajosos.
A praia é também o ponto de aterrissagem dos praticantes de vôo livre. Perfeita para 
esportes como a caminhada, corrida, frescobol, hipismo,tênis de praia, além de Surf e Wind surf, que também podem ser praticados já que sua ondulação é propícia para estes esportes. É ponto de pouso dos vôos de asa delta e parapente. Praticamente selvagem e pouco movimentada, a praia tem grande extensão. A praia é caracterizada pela natureza intocada e selvagem, com morros verdejantes, é revestida de vegetais típicos de restinga que se estende até às dunas. Destaca-se pelo seu estado semi-desértico. Uma praia ideal para quem deseja isolar-se e sentir-se numa ilha. Tem também uma enorme fauna marinha que vai desde pequenos cavalos marinhos a baleias. Sua infra estrutura é escassa – são poucos os bares e quiosques, espalhados no meio da praia e no canto esquerdo. O acesso é feito pela praia de Geribá ou pela estrada Búzios / Cabo Frio. O nome é inspirado em um tipo de palmeira típica da região, chamada Tucum.


Praia do Tucuns



José Gonçalves

José Gonçalves ou Zé Gonçalves, é uma perfeita prainha tropical em uma abertura para o oceano tendo a Serra das Emerências à esquerda e a direita a elevação costeira que dificulta o acesso para a vizinha Praia de Caravelas. De grão fino, areia quase branca e pequena e médias pedras vulcânicas negras. Aqui há a ação de boas ondas. Nesta praia se tem a experiência de como o mundo poderia ter se parecido no dia da criação. Dado ao relativo afastamento da praia, há dias, na baixa e média temporada, a partir do Carnaval até o Natal, onde você pode realmente não ver outra pessoa. E mesmo durante a alta temporada, entre o Natal e o Carnaval, os visitantes poderão, por vezes, ser facilmente contáveis nos dedos. Historicamente, José Gonçalves era um traficante de escravos. No século XVIII e até o fim do XIX, os escravos africanos desembarcavam aqui, e ainda há uma trilha, chamada trilha dos escravos, que leva através da floresta tropical para Praia. Sem surpresa, Zé Gonçalves não é lembrado com carinho. Assim, os murmúrios ocasionais sobre a alteração do nome da comunidade, bem como o nome da praia. Quer desfrutar da maravilhosa quietude e privacidade de Zé Gonçalves? Zé Gonçalves não está perto de tudo, você vai ter que fazer um esforço. Não tem problema se você está de carro, particularmente um buggry. A partir do escritório de turismo no Pórtico de Búzios, indo na direção de Cabo Frio cerca de 3 km, vire à esquerda na indicação para a pequena comunidade de Zé Gonçalves por 2 km no asfalto. Em seguida, siga pela estrada de terra até chegar a praia. Depois de uma chuva principalmente de uma forte chuva, a estrada de terra pode ser traiçoeira. Se o tempo tem estado seco, não é grande problema. Você também pode ir a Zé Gonçalves de bicicleta, se você tem treinamento e disposição. Um táxi do centro custa cerca de R$ 30. Com sede? Com fome? Há duas cabanas de aparência primitiva. A da esquerda quando você entra, que pertence a Ranieri, é realmente muito sofisticada. Em 2006, Ranieri saiu com honras no festival gastronômico anual de Búzios por sua incrível casquinha de mariscos de 20 ingredientes.

Praia de José Gonçalves



Caravelas

Caravelas é uma pequena praia, em uma área de proteção ambiental. Porque há uma guarita na entrada pela estrada Búzios-Cabo Frio, uma placa apontando para o Caravelas Resort e até mesmo uma corrente de ferro que impede a passagem, muitas pessoas imaginam que é uma praia privada e não se incomodam em explorar. Mas não é uma praia privada. Não existe tal coisa como uma praia privada no Brasil. O Resort Caravelas, com os seus inúmeros chalés, que de fato dominam a praia, e também levam para longe do que seria a verdadeira natureza da praia. Mas a verdade é que todos são bem-vindos. No Brasil, essa é a lei. Deixando de lado os prazeres da praia em si, embora esses prazeres, algumas pessoas diriam, vai depender de sua capacidade de editar visualmente os diversos prédios do resort, este é um local onde a flora e a fauna incomuns conseguiram sobreviver. Se você tiver sorte, você pode ver um mico-leão-dourado (também conhecido como sagüi de ouro) e, se você sabe o que está procurando, você também pode ter a certeza que encontrará espécies raras de plantas, tais como a quase extinta jaquínea brasiliensis. Mas voltando à pequena praia: A areia é boa. Existe a ação das ondas agressivas aqui, bem como as marés fortes. Há trilhas que levam através dos bosques para a Praia do Peró, José Gonçalves, e em outros lugares. A entrada da praia fica aproximadamente à seis quilômetros, ou pouco menos de quatro milhas, do Pórtico de Búzios na direção de Cabo Frio, ou apenas o dobro da Rua das Pedras, e é difícil de perder, não só por causa da sinalização, mas também por causa dos quebra-molas, você tem que desacelerar, se você estiver dirigindo. A placa diz APA Resort Caravelas. Se há um guarda de plantão, diga-lhe qualquer coisa em qualquer idioma. Ele vai abaixar a corrente para você. A praia ainda é, no entanto, outro km e meio mais ou menos distante, ao longo de uma estrada de terra bem conservada. Para os visitantes que não são hóspedes do resort, há estacionamento no lado direito, logo acima da praia. Lembre-se, há um resort aqui, com apartamentos e chalés, ambos os tipos de alojamento com instalações de cozinha, mas isso não quer dizer que o resort é um luxo. Você não vai sentir que você está acampando, mas também não é que você vá confundir o resort Caravelas com o Sandals no Caribe. Para excursionistas, o resort possui um bar com bebidas alcoólicas e não-alcoólicas. O bar também oferece lanches e refeições de vários tipos. Mas você também pode considerar a possibilidade de sua própria cesta de piquenique.

Praia das Caravelas







Nenhum comentário:

Postar um comentário